Como utilizar o Observatório da Liberdade Econômica?

O Observatório da Liberdade Econômica é um relatório interativo que possibilita identificar os principais influenciadores na liberdade econômica do país: as proposições e seus autores, os partidos políticos e/ou orgãos aos quais pertencem.

Cada proposição (projeto de lei, decreto legislativo, proposta de emenda constitucional, etc) passou por uma análise considerando os critérios: burocracia, livre locomoção, regulação das atividades, segurança jurídica, direito de propriedade, gastos públicos, carga tributária, interferência econômica, livre comércio, fluidez de capital e interferência monetária.

Cada proposição analisada recebeu uma pontuação considerando seu impacto em cada um desses critérios. Em que:
2 pontos – Interfere muito positivamente
1 ponto – Interfere positivamente
0 ponto – Não interfere
-1 ponto – Interfere negativamente
-2 pontos – Interfere muito negativamente

O índice de liberdade econômica é o somatório de todos esses critérios. Dessa forma, as proposições que influenciam mais positivamente a liberdade econômica terão as maiores pontuações, enquanto as que mais prejudicam a liberdade econômica, terão as piores pontuações.

Como usar o Filtro de Dados

O menu à esquerda apresenta uma série de filtros que podem ser utilizados para obterem resultados mais específicos, como por exemplo:

  • Filtrar por período: 
  • Filtrar por tipos de Proposições
  • Filtrar por Partidos Políticos
  • Filtrar pelos Autores das Proposições
  • Filtrar pelos Órgãos de Estado

Você pode combinar os filtros deste menu com os filtros interativos. Para limpar os filtros, basta apertar F5 no seu teclado, ou clicar em “Redefinir” no menu superior.

O Observatório está dividido em 2 painéis interativos: Campeões da  liberdade econômica e Impactos por proposição.

Campeões da liberdade econômica

Este painel permite identificar rapidamente as proposições e os autores que mais possuem proposições que afetam positiva ou negativamente a liberdade econômica, assim como os partidos políticos ou orgãos de governo.

Para filtrar os dados com o fim de visualizar os resultados esperados, basta deslizar os marcadores conforme o nível de liberdade que deseja investigar. Exemplo:

Deslize o limitador mínimo para a direita para filtrar
pelas proposições que mais influenciam positivamente
a liberdade econômica.

Deslize o limitador máximo para a esquerda para filtrar
pelas proposições que mais influenciam negativamente
na liberdade econômica.

 

Os resultados aparecerão em tempo real na tela deste painel e você poderá visualizar:

As proposições com a pontuação compatível com o filtro selecionado de Nível de Liberdade Econômica, seus títulos e link para acesso na íntegra da proposição;
Filtro interativo: ao clicar em alguma proposição desta tabela, os outros dados apresentados serão filtrados tendo este como um novo parâmetro. Dessa forma será possível identificar o seu autor, partido político (se aplicável), se a proposição foi analisada e aprovada no congresso. Para retornar ao estado anterior, clique na seta para esquerda que aparecerá abaixo do título da tabela de proposições – ou clique novamente na proposição.

Os autores que possuem proposições com pontuação compatível com o filtro selecionado no Nível de Liberdade Econômica e a quantidade de proposições protocoladas compatível com o mesmo filtro que este autor protocolou; 
Filtro interativo: ao clicar em algum autor desta tabela, os outros dados apresentados serão filtrados tendo este como um novo parâmetro. Dessa forma será possível visualizar as suas proposições, partido político (se aplicável), se a proposição foi analisada e aprovada no congresso. Para retornar ao estado anterior, clique na seta para esquerda que aparecerá abaixo do título da tabela de autores – ou clique novamente no autor.

• Os partidos políticos e a quantidade de proposições protocoladas com pontuação compatível com o filtro selecionado no Nível de Liberdade Econômica; Filtro interativo: ao clicar em algum partido desta tabela, os outros dados apresentados serão filtrados tendo este como um novo parâmetro. Dessa forma será possível visualizar as proposições desse partido, seus autores e o percentual dessas proposições que foram aprovadas no congresso. Para retornar ao estado anterior, clique na seta que aparecerá abaixo do título da tabela de partidos – ou clique novamente no partido. 

Quantas proposições se enquadram nessa faixa de pontos;

Qual o percentual de proposições que se enquadram nessa faixa de pontos que foram aprovadas no congresso; Filtro interativo: ao clicar em uma das fatias do gráfico de pizza, os dados apresentados serão filtrados tendo este como um novo parâmetro. Dessa forma será possível identificar quais proposições pré-filtradas foram aprovadas, seus autores e partidos. Para retornar ao estado anterior, basta clicar novamente sobre a fatia que estará em destaque, no mesmo gráfico de pizza.

 

Impactos por Proposição

Este painel permite visualizar os impactos nos critérios da Liberdade Econômica gerados por uma proposição, ou pelo conjunto de proposições filtradas no menu à esquerda.

Após selecionar os respectivos filtros do menu à esquerda, você pode clicar sobre a proposição para visualizar seu impacto em cada critério avaliado. Para retornar, basta clicar na seta que aparece logo abaixo do Título da tabela Ementa(s) da(s) Proposição(ões).

 

Erros na demonstração de dados

“Invalid Metric Value”

Durante o cruzamento de muitos dados, através de uma seleção sucessiva de filtros, pode ocorrer o erro “Invalid Metric Value” (Valores de Métricas Inválidos). Isso ocorre quando a sucessão de filtros resulta em um dado inexistente. Exemplo: filtrar por um período em que não foi realizado nenhuma votação, ou filtrar por um autor e/ou um partido político o qual este autor não pertence.

Para retornar à visualização correta dos dados, limpe alguns filtros ou  atualize a página (aperte F5 em seu teclado).